segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Licor Beirão - O licor de Portugal!



 O Licor Beirão nasceu num mundo mágico e misterioso, de sentimentos doces e fórmulas secretas, que continuam a fascinar gerações, século após século.

História:

A  história conta que em finais do século XIX, um caixeiro-viajante de vinhos do Porto, de passagem pela Lousã, apaixonou-se pela filha de um farmacêutico, acabando o namoro em casamento. Na farmácia, para além dos medicamentos habituais, eram comercializados “licores naturais” segundo fórmulas antigas mantidas em segredo. Entretanto entra em vigor uma lei que proíbe a atribuição de propriedades medicinais às bebidas alcoólicas. 

Aproveitando a oportunidade, o jovem vindo do norte leva a cabo a produção dos néctares, pelos mesmos processos artesanais, numa pequena fabriqueta.



Mas o nome do Licor Beirão não aparece por acaso. Em 1929 realizou-se um Congresso Beirão em Castelo Branco e o licor foi assim batizado em homenagem ao encontro.


São as dificuldades trazidas pela 2ª Guerra Mundial que fazem com que a fábrica seja vendida, em 1940, a um jovem, natural da Lousã, José Carranca Redondo que ali trabalhou durante algum tempo. Com pouco mais de vinte anos e entretanto casado, decide investir as suas poupanças comprando a casa e o segredo, dedicando-se de corpo e alma ao licor que passou a ser fabricado pela mulher.




Características:

De cor âmbar e lágrima perfeita, o Licor Beirão tem um sabor doce e invulgar, que se funde com o seu aroma envolvente, obtido a partir de uma dupla destilação de plantas e sementes aromáticas. 

Harmonização:

É ideal para ser bebido como digestivo, puro ou com gelo, mas também é excelente para cocktails, conferindo-lhes o caráter, aroma e sabor que lhe são únicos.


Você encontra essa e outras delícias portuguesas aqui no Empório dos Arcos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário