quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Queijo Português - Serra da Estrela

Em Seia, na região da Serra da Estrela, região mais alta de Portugal, que se produz um dos queijos típicos mais apreciados de Portugal, o Queijo Serra da Estrela.

É um queijo artesanal produzido a partir de leite cru da ovelha Bordaleira Serra da Estrela.

De pasta semi-mole e amanteigado, de cor branca ou amarelada, o Queijo Serra da Estrela é um quejio curado, com poucos ou nenhuns ‘olhos’, de ‘bouquet’ suave e ligeiramente acidulado.

Nós estivemos na queijaria Anástacios, conhecida por produzir o melhor queijo da serra de Portugal e conversamos com a Dra. Cristina Morais e seu primo, chefe da produção que nos contaram a história da família e todo o processo de confecção do queijo “Ao longo de gerações, a nossa família tem preservado as características que fazem do nosso queijo um dos mais apreciados de Portugal. O segredo está em sermos fiéis à receita original desde 1948, ano da fundação da nossa queijaria, e buscando hoje, na mais avançada tecnologia, o preservar do sabor e textura do melhor queijo regional.

Método de produção: o leite recebido da ordenha das ovelhas, é filtrado e depois aquecido até aos 28-32 ºC e salgado.
Uma particularidade é que o leite é talhado com uma planta típica da região, a flôr do cardo Cynara cardunculus, previamente moída com sal.
Passados 45 a 60 minutos é realizado o corte manual da coalhada e uma nova filtração, de forma a remover o soro restante.
Uma vez ocorridas as etapas de moldagem, prensagem e nova salga, segue-se a maturação que pode levar até 60 dias. São efetuadas viragens e lavagens diárias. Após a maturação o tratamento depende do aspecto da crosta.

Você encontra o Queijo Serra da Estrela no Empório dos Arcos em Ipiabas – sua loja gourmet no Vale do Café! O queijo é importado no Brasil pelos nossos parceiros da Calimp.


#queijoserradaestrela #anastacio @calimp #emporiodosarcos #suadeliemipiabas #gastronomia 
#pedacinhodeportugalnovaledocafe #vinho #wine #vin#serra #charme #ipiabas #ipiabasTOP #riointerior #riomais3 #barradopirai#valedocafe  #conservatoria #viajepelobrasil #tourdaexperiencia #instatravel #caminhosdobrasilimperial #rj






Nenhum comentário:

Postar um comentário