segunda-feira, 15 de julho de 2013

COMO DEGUSTAR UM AZEITE - as sensações das olivas



Não são apenas os vinhos que podem ser degustados. Cada azeite possui uma personalidade diferente, de acordo com a oliva e a região onde foi feito.

O azeite faz parte dos hábitos mediterrâneos há mais de 6 mil anos, desde os antigos egípcios. Suas propriedades benéficas para a saúde são inúmeras, ajudando na digestão, na lubrificação das mucosas do corpo e auxiliando nos níveis de colesterol.

Mas como degustar um azeite? Quais são os métodos para avaliar sua qualidade?

A principal e primeira maneira de se qualificar o azeite é através da sua acidez. Quanto menor a acidez do azeite, melhor e mais fino ele será. O azeite virgem possui uma acidez de até no máximo 2%, enquanto o extravirgem não pode passar de 0,8% de acidez. Outra coisa a ser analisada é a cor da embalagem. O aconselhável é que o azeite esteja engarrafado em embalagens escuras, já que a exposição à luz oxida o óleo. Dê preferência para garrafas e não latas, pois o ponto de solda das latas também pode oxidar o produto.

Antes de tudo, vamos quebrar alguns paradigmas: diferentemente do que a maioria pensa, a degustação do azeite é mais eficiente quando não é acompanhada de nenhum alimento ou bebida, justamente para não afetar a percepção do sabor. Por isso, nada de pão na degustação! Outro mito é avaliar a cor do azeite. O visual do óleo, na verdade, não é tão importante para determinar a qualidade. Algumas pessoas acham que quanto mais verde, melhor. Na realidade, um azeite mais verde só significa que foi feito com olivas menos
 maduras.

Agora vem a melhor parte: como se faz a degustação? Uma degustação de azeites deve ser feita preferencialmente pela manhã, pois é o período em que os sentidos estão mais aguçados. O ritual começa limpando o paladar com uma fatia de maçã verde. No caso de haver mais de um tipo de azeite, comece pelo mais suave, e repita a limpeza para cada degustação.

Coloque cerca de 20ml de azeite em um copo de vidro. Tampe a superfície com uma mão e segure a base do copo com a outra, por cerca de um minuto. Isso fará com que o azeite fique na temperatura ideal para você sentir seu aroma e sabor (cerca de 28ºC). Logo depois, aspire os odores do azeite, procurando identificá-los. Eles podem nos lembrar diversos aromas, como grama cortada, frutos secos, nozes ou notas cítricas. Após sentir o aroma, coloque uma pequena quantidade de azeite na boca. Aspire um pouco de ar (o oxigênio ajuda a perceber todos os sabores do azeite) e espalhe o óleo por toda a boca, tentando identificar os gostos que ele proporciona. Então, você pode cuspir ou engolir o azeite. Se cuspir, perceberá que alguns sabores diferentes continuarão na boca, e eles também devem ser analisados. Se engolir, analise a sensação que sentir na garganta. Quanto mais picante for um azeite, mais ele possui antioxidantes, substâncias benéficas à saúde.

Para escolher seu azeite, opte pelos extravirgens. As principais nacionalidades são Espanha, Portugal, Itália e Grécia. Cada país tem olivas e terroirs diferentes. A Espanha, por exemplo, possui tanto o de Picual (de sabor mais intenso e amargo) quanto o de Cuquillo (com um toque cítrico e paladar denso). Experimente cada um, e descubra seu favorito!

Texto por Fernanda Braite

Aqui no Empório você encontra uma seleção especial de azeites! Venha conferir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário