sábado, 27 de julho de 2013

SEGREDOS PARA ARMAZENAR VINHOS

 SEGREDOS PARA ARMAZENAR VINHOS

Posição
Acho que você já deve ter ouvido (ou visto) que vinhos devem ser guardados na horizontal. Acredite, não é porque fica bonito e diferente. O motivo nem é o vinho, e sim a rolha: mantendo a garrafa deitada, o vinho estará sempre em contato com a rolha, que permanecerá úmida e dilatada. Isso impede que ela diminua de tamanho e o ar entre na garrafa. O entrar do ar, ainda que em pouca quantidade, oxida e estraga o vinho.
 Temperatura
A temperatura que o vinho ficará implica imediatamente no local. Você pode guardar seu vinho numa adega, armário ou numa caixa: o mais importante é que não tenha luz. Tanto a luz solar quanto a luz ambiente atravessam a garrafa e podem alterar o vinho, mesmo dentro de adegas.

Cada vinho tem uma temperatura ideal para ficar. Resumindo, podemos dizer que tintos devem ficar a uns 13 - 17 graus, enquanto brancos pedem temperaturas em torno de 12 - 14 graus.

Mas o problema, na verdade, é a mudança de temperatura. Uma temperatura que fica mudando é pior do que uma temperatura errada que fica constante. Então, tente deixar os vinhos em locais frescos e que não haja variação. Se tiver uma adega, prefira as climatizadas.
E se você tem uma adega só, para guardar tinto e branco juntos, prefira deixar na temperatura do tinto. Ela é mais perto da temperatura ambiente, então o branco mudará de temperatura apenas uma vez: antes de ser servido, quando for resfriado.
 Tempo
Cada vinho tem um período certo para ficar envelhecendo. Não adianta pegar um vinho que fica perfeito com três anos, e tentar beber com sete. Ele estará oxidado e horrível. Assim como seria desperdício pegar um vinho que fica bom em sete, e beber em três. Respeite o tempo de cada um.
A maioria de vinhos brancos, até brancos de alta qualidade, geralmente precisam ser consumidos dentro de 3 - 4 anos após engarrafamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário