FACES,
vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™
Crédito: Jean Carlo Dal Alba
Onze jogadores
em campo. Onze uvas em um vinho. Assim como a seleção brasileira de futebol, o
rótulo tinto FACES da Lidio Carraro Vinícola Boutique vai representar o Brasil
como vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, traduzindo o
terroir nacional com a escalação de um time de uvas de diferentes áreas
vitícolas representativas das cores, aromas e sabores da nossa terra. O
resultado são 26 vinhos no corte em uma obra enológica que homenageia os
estados da federação. Já, o vinho branco FACES, é um assemblage das uvas
Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico, as três variedades brancas mais
cultivadas no Rio Grande do Sul. O lançamento do FACES ocorreu durante a Copa
das Confederações, realizada no Brasil no mês de junho. A Lidio Carraro prevê a
produção de 600 mil garrafas com os dois rótulos e, também, o vinho rosé, que
deve chegar ao mercado na metade do segundo semestre de 2013.
Com
o conceito de vinho celebração, desenvolvido pela enóloga chefe e responsável
pelo projeto técnico dos FACES, Monica Rossetti, a Lidio Carraro apresenta um
produto autêntico, vibrante e versátil que guarda, em cada garrafa, a
característica da diversidade. “O FACES é uma resposta do vinho brasileiro para
satisfazer a nova tendência mundial de consumo com identidade própria. São
vinhos de qualidade premium com a característica de perfil jovem, refrescante,
fácil de beber”, diz Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola. O primeiro
lote, de 173 mil garrafas dos vinhos tinto e branco, começa a chegar
gradualmente ao mercado e poderá ser encontrado pelos consumidores nas lojas
premium das principais redes regionais de supermercados do país, casas
especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis. Além destes canais de
distribuição, também poderá ser adquirido nas redes Duty Free, através do site
e-commerce da Globo Marcas e diretamente da própria vinícola boutique. Cada
garrafa tem impresso no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio
é de R$ 39,80.
No
exterior, os compradores conheceram o vinho durante a Vinexpo 2013, realizada
no mês de junho em Bordeaux, na França. De acordo com Patrícia Carraro,
diretora de Marketing e Exportação da vinícola, muitos importadores estão
interessados nos vinhos FACES e já tem negociações em andamento com Dinamarca,
Canadá, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão. “Foi muito
importante a FIFA ter escolhido um vinho brasileiro. O mercado viu com ótimos
olhos e isso agregou maior confiança para o vinho do Brasil como um todo. Uma
maior participação dos vinhos do Brasil nas cartas dos restaurantes e nas
lojas, agregado a um conjunto de ações ao longo dos anos, vai gerar uma grande
mudança na participação do vinho brasileiro no mercado nacional e
internacional”, analisa Patrícia Carraro.
Merlot,
Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo,
Tempranillo, Pinot Noir, Alicante e Malbec formam a seleção de uvas do tinto
FACES. São variedades provenientes de toda a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos
Vinhedos que representa a tradicional área de cultivo da uva e vinho no Brasil,
e também da metade sul do estado do Rio Grande do Sul, englobando as novas e promissoras
regiões vitícolas brasileiras. As uvas selecionadas são de diferentes
nacionalidades, uma referência à forte miscigenação do povo brasileiro, formado
por imigrantes de vários países. A Lidio Carraro ousou na busca por variedades,
e na composição de parcerias com outras áreas produtoras, além daquelas onde
cultiva seus vinhedos próprios. “A proposta foi criar um vinho representativo
da viticultura brasileira, que traduza no seu conceito, no seu método de
elaboração e no seu perfil organoléptico a identidade do Brasil. Foi um grande
desafio selecionar uvas de lugares diferentes do Rio Grande do Sul para a
criação dos vinhos comemorativos da Copa. Realizamos algo inovador, mobilizando
vários parceiros em um projeto concebido especialmente para valorizar a
diversidade enológica que simbolicamente
expressa a diversidade humana e cultural do Brasil”, explica Monica Rossetti.
No
trabalho de criação, os critérios para formação desse time de uvas tiveram como
base o estilo desejado para o vinho. “Descontraído e agradável, mantendo o
perfil de qualidade reconhecido em outros vinhos da Lidio Carraro. Buscamos
representar a alma brasileira que está no imaginário das pessoas: jovem, alegre
e criativo. Estamos empolgados com os resultados e acreditamos que será bola no
pé e vinho na taça em todo País”, brinca a enóloga.
O
vinho branco FACES busca inspiração nas raízes da vitivinicultura gaúcha para
celebrar a trajetória do setor no Brasil. Isso se traduz na escolha das uvas
Chardonnay, Moscato e Riesling trabalhadas em perfeita harmonia – um terço de
cada variedade na composição -, explorando o potencial de cada uma para a
criação de um vinho completo. “A uva Moscato confere intensidade aromática,
tornando o vinho vivo, intenso, com aroma de flores, frutas tropicais e caráter
exuberante. A Riesling é elegante, sutil e contribui com frescor e
persistência. A uva Chardonnay é a componente de equilíbrio, liga as duas
outras variedades e atribui requinte, notas frutadas ao aroma e volume em
boca”, explica Monica. Versátil para ser consumido nas mais diversas ocasiões,
com qualidade e consistência. Um vinho para comemorar a festa da Copa no Brasil
que estreou na Copa das Confederações e foi servido nas áreas fechadas dos
estádios brasileiros dos jogos, juntamente com outros rótulos do portfólio da
Lidio Carraro: Dádivas Chardonnay, Dádivas Espumante Brut, Dádivas Merlot/
Cabernet Sauvignon e o Agnus Cabernet Sauvignon.
A Lidio Carraro
A Lidio Carraro é uma vinícola de propriedade familiar
guiada por uma filosofia purista de total respeito à terra e à mão-de-obra. No
ramo da viticultura há mais de cinco gerações, eles acreditam que os grandes
vinhos não são obtidos na vinícola, mas nos vinhedos que, neste caso, estão
localizados em dois excepcionais locais no sul do Brasil: Vale dos Vinhedos e
Encruzilhada do Sul. A família detém mais de 200 hectares, dos quais cerca de
42 estão em produção e devem ser ampliados ano a ano até atingir 150 hectares.
O portifólio de vinhos, elaborados integralmente com uvas
próprias, está dividido em segmento Lidio Carraro Top Premium (linhas Grande
Vindima, Singular, Elos e Coletânea) e segmento Lidio Carraro Premium (linhas
Agnus, Dádivas e Faces). Chama atenção o grande rol de variedades produzidas:
além de Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Pinot Noir,
Chardonnay e Moscatel, são cultivadas uvas pouco comuns no Brasil como Malbec,
Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego e Nebbiolo.
O conceito de vinícola boutique subentende uma produção
controlada, pequena e de altíssima qualidade. Esse padrão é mantido pela união
da tradição com a busca constante por conhecimento atualizado, um esforço
compartilhado por todos os membros da família. Enquanto Lidio Carraro se
envolve completamente com a viticultura, seus filhos, os enólogos Juliano e
Giovanni e a arquiteta Patrícia, especializada em marketing, são responsáveis
pela produção e comercialização dos vinhos. Eles contam também com a enóloga
Mônica Rossetti, responsável pelo projeto e gestão técnica da vinícola. A atuação frequente de Mônica na
Europa aliada às visitas técnicas dos irmãos Carraro às regiões produtoras de
vinhos do novo e velho mundo se reflete no padrão internacional de qualidade da
marca.
Lidio Carraro, o patriarca, é descendente direto dos
imigrantes italianos vindos de Breganze, no Vêneto, em 1875. Enquanto muitos
colonos estabeleceram-se no Rio Grande do Sul para plantar uvas e produzir
vinhos, a família Carraro optou apenas pelo cultivo, tornando-se extremamente
especializada nisso. Quando assumiu o controle dos negócios da família, Lidio
se destacou como um dos líderes da modernização do cultivo da uva no Rio Grande
do Sul, mais de 40 anos atrás. Ele iniciou uma busca obsessiva por encontrar e
desenvolver os melhores vinhedos motivado pelo interesse no resgate do que há
de mais essencial em um vinho: a expressão do terroir, ou seja, a revelação das
qualidades do solo, do clima, e do relevo de um local aliadas às decisões
tomadas pelo homem.
Na década de 90, quando Juliano Carraro ingressa na
faculdade de enologia, seu sonho de elaborar vinhos contagia toda a família. Em
1998, após vários estudos, Lidio converte sete hectares no Vale dos Vinhedos
para uvas da melhor qualidade e investe na criação de sua adega.
Em 2001, a família adquire 200 hectares em Encruzilhada
do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. A região mais tarde se
tornaria um pólo vinícola brasileiro. Os vinhedos reconvertidos iniciam as
primeiras produções em 2002 e a safra dá origem aos primeiros vinhos com a
marca Lidio Carraro que chegam ao mercado em 2004. Pouco tempo depois, a
vinícola vence uma seleção para representar o vinho nacional nas prateleiras do
Duty Free de aeroportos internacionais, tornando-se o primeiro produtor
brasileiro a fazê-lo. Com esta porta aberta para o mundo, a Lidio Carraro
começa a receber pedidos internacionais e dá início às exportações ainda em
2005. Desde então, os reconhecimentos chegam de todas as partes do mundo.
Acesse o site oficial da vinícola para conhecer os
vinhos, fazer compras ou agendar uma visita: www.lidiocarraro.com
No passeio à bela sede da Lidio Carraro, em Bento Gonçalves, é possível
conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes, além de degustar os
rótulos Premium e Top Premium.
Reconhecimentos da Lidio
Carraro
Ø 1º produtor brasileiro escolhido para representar o
país no Duty Free dos aeroportos internacionais.
Ø Eleito como
o vinho oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Ø Vinho e
espumante oficial dos 30 anos da Stock Car, maior evento automobilístico
brasileiro. Também foi o espumante do podium durante o ano de comemoração.
Ø Melhor
pontuação de vinhos brasileiros em 2011 no site da inglesa Jancis Robinson,
uma das maiores autoridades de vinhos do mundo. De uma escala de 0 à 20,
a Lídio Carraro ficou avaliada em 18.
Ø O vinho
Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 foi eleito O Vinho do
Ano de 2012 pelo renomado site americano Snooth, .
Ø O vinho
Lidio Carraro Grande Vindima Tannat 2008 é 1º lugar na avaliação dos
melhores Tannats do mundo pela revista alemã Weinwelt
Ø O Lidio
Carraro Elos Cabernet Sauvignon/Malbec. Conquistou 92 pontos na revista
alemã Weinwirtschaft .
Ø Primeira
Vinícola Brasileira a entrar no respeitado catálogo Le Currier Vinicole,
entre os 76 melhores vinhos do mundo”, no Canadá (2010).
Ø Vinhos
Dádivas Chardonnay e o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum foram pontuados com
quatro estrelas (o máximo é 5) pela Decanter Magazine, uma das
principais revistas especializadas do mundo (2009).
Ø O Lidio
Carraro Grande Vindima Tannat e o Lidio Carraro Grande Vindima Cabernet
Sauvignon ganharam a maior pontuação na degustação de vinhos brasileiros e
uruguaios pela revista européia Vinum, na Suíça.
Ø Citado no Le Fígaro, na
França, “no Vale dos Vinhedos, ao sul de Bento Gonçalves, as menores
vinícolas mostram o seu processo antes mesmo de ele tocar à sua porta.
Seguem as medalhas obtidas nos diferentes concursos internacionais. Porque
estes vinhos começam a brincar no tribunal do grandes... ” ...Hoje, no
Brasil, há alguns grandes grupos e pequenas vinícolas porém capazes de ter seus
vinhos no topo dos 50 melhores vinhos do mundo...” ...há os pequenos como
o Lidio Carraro recentemente descoberto por Steven Spurrier: "Vamos
surpreender o mundo" .
Ø O primeiro
vinho brasileiro a receber destaque na Decanter Magazine, pelo
famoso crítico Steven Spurrier, que se declarou impressionado com a qualidade
dos vinhos da Lidio Carraro (2005).
Ø O Lidio
Carraro Quorum foi brasileiro mais elogiado e melhor pontuado pela Revue de Vin
de France (2007)
Ø O crítico
canadense, Jean Aubry, escreve na “Le Devoir” “...como se fosse um
grand cru de Bordeaux... você está na Lidio Carraro cuja produção merece os
parabéns...”.
Ø Destaque no
“FRANKFURTER ALLGEMEINE”, um dos principais jornais da Alemanha, “Os Carraros
são reais pioneiros da vitivinicultura brasileira, eles entram em terreno novo
e fornecem vinhos tintos livres de madeira, prova maravilhosa de qualidade de
seu país vinícola”... “pela sua tecnologia de produção de vinhos minimamente
invasora, eles trazem à luz os fatos nus e crus: a fruta e nada mais que a pura
fruta”.
Ø A Vinícola
foi capa da principal revista especializada em vinhos, a PersWijn, na Holanda.
Ø O vinho
Dádivas Merlot/Caerneut Sauvgnon foi Medalha de Ouro no Concurso de Bruxelas em
2009.
Ø O vinho
Dádivas Chardonnay ganhou medalha no International Wine Challenge, no Reino
Unido.
Ø Cinco
estrelas (92 pontos) na avaliação do Concurso Vinavisen, na
Dinamarca.
Ø O vinho
Dádivas Chardonnay foi servido no Padock Vip do GP Brasil de Fórmula 1.
Ø Linha Agnus
Merlot é indicada como ‘Best Buy’ pelo sommelier Benjamim Fanuel do
jornal Le Quotidien , em Luxemburgo, e quatro estrelas
na avaliação da Vinforum, na Dinamarca (2010).
Ø Presente em
lojas especializadas, nos melhores restaurantes e hotéis do Brasil e em 18
países, 16 da Europa, EUA e Canadá.
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