quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Na Rota dos Vinhos de Portugal


Estamos em Portugal e não podemos deixar de visitar as Caves dos melhores 

rótulos que possuimos no Empório dos Arcos!

Levamos vocês conosco nessa viagem!

Portugal é um pequeno país comparado ao Brasil, mas com uma tradição e produção de vinhos impressionante. Um pouquinho dessa história:


Os vinhos portugueses são o resultado de uma sucessão de tradições introduzidas em Portugal pelas diversas civilizações que aí se sucederam, como os fenícioscartaginesesgregos e, acima de tudo os romanos.
A exportação dos vinhos portugueses iniciou-se para Roma durante o Império Romano. A exportaçoes modernas desenvolveram-se com o comércio para o Reino Unido, após a assinatura do Tratado de Methuen, também referido como Tratado dos Panos e Vinhos, assinado entre a Grã-Bretanha e Portugal, em 1703.
Portugal tem o mais antigo sistema de apelação do mundo, a região demarcada do Douro. Esta região, entre outras, como a dos vinhos Verdes, produzem alguns dos vinhos mais requintados, exclusivos e valorizados do mundo.
A vastíssima quantidade de castas nativas (cerca de 285) permite produzir uma grande diversidade de vinhos com personalidades muito distintas. O guia The Oxford Companion to Wine descreve o país como um verdadeiro "tesouro de castas locais".
A qualidade e carácter único dos seus vinhos fazem de Portugal uma referência entre os principais países produtores, com um lugar destacado e em crescimento, entre os 10 principais produtores, com 4% do mercado mundial (2003). Considerado um produtor tradicional do Velho Mundo, 8% do continente é dedicado à cultura da vinha.
Aqui é muito raro achar um vinho de uma única uva pois eles utilizam uma técnica comparada a técnica perfumista onde equilibram o melhor de cada vinho.

Para começar a convite de um dos proprietários, estivemos na belíssima Quinta do Crasto acompanhados de excelentes vinhos!

Um comentário:

  1. Adorei conhecer um pouco mais sôbre a história dos vinhos de Portugal!!!!!!!!Bjs e continuem aproveitando bem este lindo passeio.

    ResponderExcluir