terça-feira, 30 de setembro de 2014

Na Rota dos vinhos da Bairrada... O berço dos espumantes portugueses

Iniciamos nosso roteiro nas Caves Aliança

A Aliança foi fundada há mais de 75 anos, em 1927, por 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves, em Sangalhos, na região Demarcada da Bairrada.
Desde logo a empresa começou a exportar para o Brasil, África e Europa, sendo hoje, quer em Portugal quer nos cerca de 60 países para onde exporta 50% da sua produção, sinónimo de vinhos, espumantes e aguardentes de qualidade. A Aliança cresceu e modernizou-se, organizando-se numa estrutura de Grupo. A forte aposta na qualidade levou a empresa a adquirir Quintas nas principais regiões como o Alentejo, Dão, Douro, Bairrada e as Beiras, explorando cerca de 500 ha de vinhas.
Em 2007 a maioria do capital da empresa foi adquirido pela Bacalhôa Vinhos de Portugal liderada pelo Sr. Comendador Joe Berardo. Esta aquisição conduz à alteração da designação da empresa, em Março de 2008, para Aliança - Vinhos de Portugal, SA.


















Luis Pato

A família Pato produz vinho na Quinta do Ribeirinho desde, pelo menos, o séc. XVIII. João Pato começou a engarrafar vinho das suas vinhas em 1970, tornando-se o primeiro produtor-engarrafador na região da Bairrada, depois da sua demarcação.
O seu filho Luís Pato herdou o seu espírito inconformista e pioneiro, e desde a vindima de 1980 que tomou conta da Quinta. O vinho dessa primeira vindima é de uma qualidade excepcional e raridade absoluta e é procurado por apreciadores como um tesouro. Luis Pato praticamente levou a cabo uma revolução na Adega, equipando-a de forma a permitir a criação de vinhos com um estilo moderno, sem negligenciar o carácter das castas tradicionais. Substituiu as velhas cubas de castanho por cubas de inox e barricas de castanho português e carvalho francês. Também introduziu o controlo de temperatura das fermentações, assim como o desengace das uvas tintas, uma técnica muito pouco comum na altura. 
Mas Luis Pato não foi só um inovador nesta conversão. Adoptou uma atitude profissional como produtor, desenvolvendo uma estratégia de marketing corajosa e dinâmica, captando a atenção dos mercados internacionais para o vinho que produz, bem conhecido nos mercados europeu, americano e asiático, e sempre reconhecido como um símbolo dos Vinhos de Quinta portugueses de grande qualidade. 










Quinta do Encontro

A Quinta do Encontro, Adega design destaca-se por ter como filosofia de base um conceito de produção diferente da imagem a que está associada esta região Bairrada. 

Alguns rótulos mais conhecidos para nós são oEncontro 1, o  Quinta do Cabriz e o Rio Sol produzido no Vale do São Francisco no Brasil. Possuem vinhos de diversas regiões.






Para saber mais acesse: http://www.rotadabairrada.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário